O video da noticia da SIC sobre a Feira de Telecomunicações de Barcelona
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Barack Obama quer CIO governamental
A nova administração norte-americana, de Barack Obama, pretende nomear um responsável pela área tecnológica, seguindo assim a tendência da maioria das grandes empresas de hoje em dia.
Source Jornal de Noticias
Source Jornal de Noticias
Os sinais de que a sua empresa necessita de um CIO
As tarefas de um gestor de TI numa média empresa são ilimitadas. Embora não existam regras para determinar quando é chegada a hora de introduzir um CIO, aqui ficam alguns indicadores clássicos.
Digite aqui o resto do post
Neste artigo da Microsoft: Os sinais de que a sua empresa necessita de um CIO
É explicada a importância e o valor de um CIO (Director de IT)
Digite aqui o resto do post
Neste artigo da Microsoft: Os sinais de que a sua empresa necessita de um CIO
É explicada a importância e o valor de um CIO (Director de IT)
sábado, 31 de janeiro de 2009
Respondendo a "Deve existir um director para IT?"
No blog O dia-a-dia de um informático - O Márcio Salmeirão escreve neste "Blog sobre o dia-a-dia de um informática, que gosta de falar de tudo e as vezes de ICT." Tenho lido alguns artigos que tenho gostado mas sobre este post "Deve existir um director para IT?", gostaría de comentá-lo.
"Deve existir um director para IT?" Neste artigo o Márcio fala sobre a necessidade ou não de existir um Director de IT (CIO) numa empresa e a opinião dele é clara, ele não acha necessário haver esta função.
Esta visão é claramente minimalista e as razões que invoca são claramente pouco esclarecidas.
Na minha opinião, o IT é hoje em dia uma das operações chave de uma empresa, tal como a área financeira, recursos humanos, vendas, comercial e marketing. Aliás mais importante até que algumas destas áreas.
Numa perspectiva também minimalista é mais económico fazer outsourcing de recursos humanos e contabilidade(financeira) do que de IT. E estes processos, motores salariais e processos contabilisticos são muito standard, não têm grande margem de erro ou evolução...
Um director financeiro que tivesse também como função a área de IT apenas compraría aplicações, manutenções e soluções numa perspectiva financeira, numa perspectiva de redução de custos, o Director de IT conhece várias soluções e optará pela que tecnicamente, operacionalmente e economicamente for a melhor.
O trabalho do Director de IT é tão interessante e tão abrangente numa empresa que vários Directores de IT chegaram a Directores Gerais (CEO) de grandes empresas.
O Director de IT (CIO) tem que perceber de área financeira e contabilistica, é ele que vai gerir a solução de ERP ou a aplicação de contabilidade, portanto tem que perceber o que o Director Financeiro lhe transmite para desenvolver na aplicação, tem que perceber onde estão os erros e repará-los. Tesouraria, Orçamentação são áreas nas quais o Director de IT tem que ter conhecimentos.
O Director de IT tem que perceber de recursos humanos, também nesta área poderá influenciar o Director de RH na escolha da aplicação que melhor se enquadra na empresa ou a mantê-la, na área de avaliação poderá ser ele a desenvolver o modelo de avaliação quer seja em Excel ou noutra aplicação.
O Director de IT tem que perceber de vendas e marketing, porque na implementação da solução de CRM terá que estar enquadrado no negócio por forma a poder concretizá-lo na aplicação. É o Director de IT que tornará a exposição da empresa pública em Sites ou melhorará a interacção com o cliente desenvolvendo Portais para esse objectivo.
O Director de IT tem que conhecer todas as operações da empresa/grupo quer estejamos a falar um grupo de várias empresas com as mais distintas áreas de negócio. No meu caso hotelaria, turismo, golf, gás, manutenção, gestão de clientes, construção, imobiliária, entre outras...
E no final de contas o Director de IT também (quando é preciso) instala computadores, dá continuidade ao negócio suportando a rede e os sistemas entre outras funções tão interessantes da nossa área.
Á pergunta que o Márcio coloca só posso responder Sim, é extremamente importante haver um Director de IT na empresa. Penso que através das minhas explicações reconhecerão que é vital.
Talvez o Director de IT da palestra na qual o Márcio participou não tenha o perfil adequado, respondendo à questão da necessidade da direcção de IT, a minha direcção é importante por tudo o que expliquei anteriormente e porque o Conselho de Administração confia no meu trabalho para que a empresa esteja preparada para todos os desafios que os restantes Directores possam colocar quer operacionalmente quer tecnologicamente.
É todo este enquadramento que me faz ser muito feliz profissionalmente por ser um Director de IT.
"Deve existir um director para IT?" Neste artigo o Márcio fala sobre a necessidade ou não de existir um Director de IT (CIO) numa empresa e a opinião dele é clara, ele não acha necessário haver esta função.
Esta visão é claramente minimalista e as razões que invoca são claramente pouco esclarecidas.
Na minha opinião, o IT é hoje em dia uma das operações chave de uma empresa, tal como a área financeira, recursos humanos, vendas, comercial e marketing. Aliás mais importante até que algumas destas áreas.
Numa perspectiva também minimalista é mais económico fazer outsourcing de recursos humanos e contabilidade(financeira) do que de IT. E estes processos, motores salariais e processos contabilisticos são muito standard, não têm grande margem de erro ou evolução...
Um director financeiro que tivesse também como função a área de IT apenas compraría aplicações, manutenções e soluções numa perspectiva financeira, numa perspectiva de redução de custos, o Director de IT conhece várias soluções e optará pela que tecnicamente, operacionalmente e economicamente for a melhor.
O trabalho do Director de IT é tão interessante e tão abrangente numa empresa que vários Directores de IT chegaram a Directores Gerais (CEO) de grandes empresas.
O Director de IT (CIO) tem que perceber de área financeira e contabilistica, é ele que vai gerir a solução de ERP ou a aplicação de contabilidade, portanto tem que perceber o que o Director Financeiro lhe transmite para desenvolver na aplicação, tem que perceber onde estão os erros e repará-los. Tesouraria, Orçamentação são áreas nas quais o Director de IT tem que ter conhecimentos.
O Director de IT tem que perceber de recursos humanos, também nesta área poderá influenciar o Director de RH na escolha da aplicação que melhor se enquadra na empresa ou a mantê-la, na área de avaliação poderá ser ele a desenvolver o modelo de avaliação quer seja em Excel ou noutra aplicação.
O Director de IT tem que perceber de vendas e marketing, porque na implementação da solução de CRM terá que estar enquadrado no negócio por forma a poder concretizá-lo na aplicação. É o Director de IT que tornará a exposição da empresa pública em Sites ou melhorará a interacção com o cliente desenvolvendo Portais para esse objectivo.
O Director de IT tem que conhecer todas as operações da empresa/grupo quer estejamos a falar um grupo de várias empresas com as mais distintas áreas de negócio. No meu caso hotelaria, turismo, golf, gás, manutenção, gestão de clientes, construção, imobiliária, entre outras...
E no final de contas o Director de IT também (quando é preciso) instala computadores, dá continuidade ao negócio suportando a rede e os sistemas entre outras funções tão interessantes da nossa área.
Á pergunta que o Márcio coloca só posso responder Sim, é extremamente importante haver um Director de IT na empresa. Penso que através das minhas explicações reconhecerão que é vital.
Talvez o Director de IT da palestra na qual o Márcio participou não tenha o perfil adequado, respondendo à questão da necessidade da direcção de IT, a minha direcção é importante por tudo o que expliquei anteriormente e porque o Conselho de Administração confia no meu trabalho para que a empresa esteja preparada para todos os desafios que os restantes Directores possam colocar quer operacionalmente quer tecnologicamente.
É todo este enquadramento que me faz ser muito feliz profissionalmente por ser um Director de IT.
Combater o Spam com a AnubisNetworks
A empresa do meu amigo Francisco Fonseca, a AnubisNetworks continua em grande, depois de no mercado nacional representar o combate ao spam das mais prestigiadas empresas, como a Vodafone, a Sonaecom, a FCCN, a Finibanco entre outras nas quais se enquadra a minha empresa, deu o salto e a internacionalização é uma realidade.
Tal como descreve este artigo da Tek Sapo "AnubisNetworks prepara internacionalização com projectos na Alemanha e Reino Unido".
O problema com que me deparei quando cheguei à empresa foi que vários utilizadores se queixavam com quantidades muito elevadas de spam nas suas caixas de correio. Existem diversos modelos de combate, no entanto como já conhecia o produto da AnubisNetworks optei pelo MPS - Mail Protection Service.
Foi extraordinário, a implementação foi muito simples, a solução passa por apontar os DNS para os servidores da Anubis fazendo assim passar a triagem do Spam por esses servidores antes mesmo desse lixo entrar na nossa rede e ocupar-nos largura de banda, tão escassa para os lados do Oeste.
Os resultados foram imediatos, o feedback dos utilizadores foi muito interessante e hoje em dia, passados quase dois anos da implementação quase nem me lembro do que é o Spam.
A solução contempla um portal onde os administradores podem fazer análise estatistica da quantidade de spam, da ocupação de banda desse mesmo spam, de desbloquear mensagens do tipo falso positivo, e muito mais informação extremamente interessante para qualquer gestor ou administrador de rede. Também se poderá configurar emails diários para os utilizadores verificarem que mensagens ficaram bloqueadas e para eles próprios gerirem.
Hoje em dia 80% das mensagens de correio electrónico que recebemos nos nossos dois dominios é spam o que representa cerca de 650 Mb mensais de largura de banda que não é ocupada.
O custo de implementação é bastante baixo, é um custo por mailbox (na ordem do 1,50 Euros/mês) e que optando por uma solução de maior duração terá custos menores.
Se está farto do spam e quer uma solução rápida de implementar, barata e de excelente suporte e fiabilidade, a solução da Anubis é sem dúvida excelente.
Tal como descreve este artigo da Tek Sapo "AnubisNetworks prepara internacionalização com projectos na Alemanha e Reino Unido".
O problema com que me deparei quando cheguei à empresa foi que vários utilizadores se queixavam com quantidades muito elevadas de spam nas suas caixas de correio. Existem diversos modelos de combate, no entanto como já conhecia o produto da AnubisNetworks optei pelo MPS - Mail Protection Service.
Foi extraordinário, a implementação foi muito simples, a solução passa por apontar os DNS para os servidores da Anubis fazendo assim passar a triagem do Spam por esses servidores antes mesmo desse lixo entrar na nossa rede e ocupar-nos largura de banda, tão escassa para os lados do Oeste.
Os resultados foram imediatos, o feedback dos utilizadores foi muito interessante e hoje em dia, passados quase dois anos da implementação quase nem me lembro do que é o Spam.
A solução contempla um portal onde os administradores podem fazer análise estatistica da quantidade de spam, da ocupação de banda desse mesmo spam, de desbloquear mensagens do tipo falso positivo, e muito mais informação extremamente interessante para qualquer gestor ou administrador de rede. Também se poderá configurar emails diários para os utilizadores verificarem que mensagens ficaram bloqueadas e para eles próprios gerirem.
Hoje em dia 80% das mensagens de correio electrónico que recebemos nos nossos dois dominios é spam o que representa cerca de 650 Mb mensais de largura de banda que não é ocupada.
O custo de implementação é bastante baixo, é um custo por mailbox (na ordem do 1,50 Euros/mês) e que optando por uma solução de maior duração terá custos menores.
Se está farto do spam e quer uma solução rápida de implementar, barata e de excelente suporte e fiabilidade, a solução da Anubis é sem dúvida excelente.
domingo, 28 de dezembro de 2008
Recuperar ficheiros apagados
No momento de aflição existem várias formas de recuperar ficheiros apagados, quer seja recurrendo a software para o efeito (gratuito ou não), utilizando sites de recuperação e em casos mais extremos empresas de recuperação de dados.
Pessoalmente já passei por vários tipos de recuperações, é claro que os backups são sem sombra de dúvidas as melhores ferramentas de recuperação de dados, mas quando os utilizadores não têm certos cuidados ou até quando as empresas não disponibilizam as ferramentas necessárias para fazê-lo, há sempre espaço para os negócios prosperarem com a recuperação de ficheiros.
Relativamente a software utilizo o R-Studio Recover que aprecio bastante e consegue recuperar até em cartões de memória, uma vez enganei-me e apaguei um cartão com fotos e consegui recuperá-las todas recorrendo a este software.
Recuva é o nome de uma aplicação gratuita para o Windows que tem como função restaurar e recuperar ficheiros que tenham sido acidentalmente apagados do computador. Se, por engano, apagou a música ou a fotografia que tanto gostava, não se preocupe, o Recuva vai ajudá-lo.
Quando nem um nem outro funcionam utilizo os serviços da OnData são extremamente profissionais, são rápidos na recuperação bem como em todo o processo desde o orçamento até à entrega dos equipamentos. Já fiz cerca de 6 recuperações com a Ondata e foram todas muito bem sucedidas. Claro que não é um serviço barato, mas por vezes a informação nos discos rigidos são muito preciosos.
Pessoalmente já passei por vários tipos de recuperações, é claro que os backups são sem sombra de dúvidas as melhores ferramentas de recuperação de dados, mas quando os utilizadores não têm certos cuidados ou até quando as empresas não disponibilizam as ferramentas necessárias para fazê-lo, há sempre espaço para os negócios prosperarem com a recuperação de ficheiros.
Relativamente a software utilizo o R-Studio Recover que aprecio bastante e consegue recuperar até em cartões de memória, uma vez enganei-me e apaguei um cartão com fotos e consegui recuperá-las todas recorrendo a este software.
Recuva é o nome de uma aplicação gratuita para o Windows que tem como função restaurar e recuperar ficheiros que tenham sido acidentalmente apagados do computador. Se, por engano, apagou a música ou a fotografia que tanto gostava, não se preocupe, o Recuva vai ajudá-lo.
Quando nem um nem outro funcionam utilizo os serviços da OnData são extremamente profissionais, são rápidos na recuperação bem como em todo o processo desde o orçamento até à entrega dos equipamentos. Já fiz cerca de 6 recuperações com a Ondata e foram todas muito bem sucedidas. Claro que não é um serviço barato, mas por vezes a informação nos discos rigidos são muito preciosos.
sábado, 27 de dezembro de 2008
Problemas com o serviço NDIS Usermode I/O Protocol
Ao instalar o meu novo gadget de Natal um router wireless de 300 Mbps tive um problemazito com este serviço num dos meus pcs. Segue um artigo sobre o que fazer para resolver o facto de não se conseguir reiniciar este serviço a partir da consola.
Ao que parece alguns serviços desaparecem após ataques de vírus (que acho pouco provável que tenha acontecido, ainda assim... acontece), e este serviço desapareceu da minha consola.
A minha placa wireless da Microsoft trazía um software de configuração mas este não permitia definir as definições WPA tive que utilizar o serviço do Windows (neste caso o XP) ao tentar ligar o serviço Configuração zero sem fios surgia-me um erro que umserviço dependente não estava a iniciar precisamente o NDIS Usermode I/O Protocol. Como este não surgia na consola, tive que recorrer ao registry.
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Ndisuio
O valor Start mudei de 4 (desactivado) para 2 (automático).
Reiniciei o pc e já consegui configurar o wireless.
Ao que parece alguns serviços desaparecem após ataques de vírus (que acho pouco provável que tenha acontecido, ainda assim... acontece), e este serviço desapareceu da minha consola.
A minha placa wireless da Microsoft trazía um software de configuração mas este não permitia definir as definições WPA tive que utilizar o serviço do Windows (neste caso o XP) ao tentar ligar o serviço Configuração zero sem fios surgia-me um erro que umserviço dependente não estava a iniciar precisamente o NDIS Usermode I/O Protocol. Como este não surgia na consola, tive que recorrer ao registry.
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Ndisuio
O valor Start mudei de 4 (desactivado) para 2 (automático).
Reiniciei o pc e já consegui configurar o wireless.
Subscrever:
Mensagens (Atom)